quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mulher verde


Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:

" Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje,
conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado "

" Mas por que? ", indagou o velho homem.

" Eu lhe perguntei timidamente como ela era
e ela - rindo! - respondeu: sou verde.

" E por que a resposta o chocou? "

" Ora, amigo, ela estava debochando de mim! "

Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar:

" Meu jovem, você não entendeu que ela
estava se comparando a uma árvore "

" Árvore? Como assim?!? "

" Menino, as mulheres são como as árvores:

Elas fincam raízes no solo dos nossos corações;

Têm paciência e capricho com o próprio crescimento;

Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las,
nossos espíritos recebem renovadas energias;

Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe delas.

Outras - aquelas que não dão frutos - oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso;

Quando açoitadas por fortes ventos da vida,
elas emanam o perfume da força e da fé,
acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite;

Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria
quando em presença do machado ofensor
ou do regador daqueles que as amam;

Seus corações vão alto o suficiente para escutarem
mais de perto os recados do céu;

Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades,
as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios;

Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do
que ninguém, elas valorizam e protegem seus ninhos;

Suportam melhor a solidão e as vicissitudes
que a Vida às vezes nos impõe;

No mundo, elas nascem em maior número para que
o verde da esperança jamais empalideça.

Meu menino, todas as mulheres são árvores,
todas as mulheres são verdes."

Ao final desse relato, refletiu o rapaz:

" Eu tenho um triste jardim no peito:
nele está faltando uma árvore "

... e correu para o telefone mais próximo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário